Por: Carla Mello, Estudante de Jornalismo

Fazer um post de data comemorativa pode ser um baita desafio para os produtores de conteúdo. Todo dia é dia de alguma coisa, são inúmeras datas e algumas podem ser uma verdadeira dor de cabeça na hora de criar um post que não seja mais do mesmo. Pra piorar, nessas datas é provável que muitas páginas postem sobre a mesma coisa, então como inovar e ser criativo

Hoje trouxemos três dicas para te ajudar nessa jornada! 

Pense no seu nicho 

Por mais clichê que soe, pensar no seu público é a primeira etapa para conseguir desenvolver ideias criativas. Por exemplo, se é o Dia Nacional do Queijo Artesanal, pode ser que essa data não faça sentido se a empresa é da área da saúde, mas se o cliente é uma associação de vinícolas, daí sim é uma boa ideia! Nesse caso, você pode fazer um carrossel sobre as possíveis harmonizações de vinho e queijo utilizando a data como gancho. 

Conseguindo relacionar a data com o seu nicho, fica mais fácil propor ideias que saiam do convencional e que não te prendam no “Feliz Dia Nacional do Queijo Artesanal”. A ideia de criar um carrossel é interessante porque gera conteúdo de valor, podendo movimentar a Dark Social e gerar muitos compartilhamentos. Por isso, é importante que as datas façam sentido para a persona que você quer atingir.

Bote a criatividade pra jogo 

Existem as tão temidas datas comemorativas que são quase impossíveis de fugir na hora do planejamento de social media: Dia das Mães, Natal, Páscoa, Ano Novo e etc. Essas datas que atingem a maioria dos nichos também precisam estar no calendário do criador de conteúdo

Nesse caso, o segredo é planejar com antecedência para poder propor ideias inovadoras. Por exemplo, se o seu cliente é um comércio e precisa fazer um post de Dia dos Pais, uma boa ideia é trazer imagens dos funcionários que são pais junto com seus filhos. Além de dar destaque aos colaboradores, esse tipo de ação aproxima os clientes da marca. 

Veja essas datas como uma oportunidade 

As datas comemorativas são mais bem aproveitadas se utilizadas como gancho para propor ações maiores, às vezes um sorteio, uma promoção, ou uma ação de identificação. Assim, é menos provável que você publique algo exatamente igual ao seu concorrente, além de permitir que você crie conteúdo que agregue valor a sua marca. 

Já que você vai ter que fazer post de Dia dos Pais todo ano, que tal inovar esse ano e criar algo único? 

Quer ficar por dentro do que acontece na área da Comunicação? Nos acompanhe no @usinadenoticias e não perca nada! Até a próxima. 😊 

Deixe um comentário

dezoito − onze =